Visitantes

Olá! Sou Anderson Arpini, 35 anos, natural de Guarapari, Gestor em Segurança Pública e graduando em Gestão Pública.

Sou Servidor Público, atuo na Segurança Pública desde 2009 após aprovação no concurso público para a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Em 2011 após aprovação no concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, optei por integrar as fileiras da corporação fluminense. Na atividade policial, as especializações são frequentes, realizei cursos de Ocorrências envolvendo Bombas e Explosivos, Tráfico de Seres Humanos, Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Fiscalização Interestadual de Transportes de Passageiro, entre outros.

​Entre 1996 e 2002, fui agraciado com a oportunidade de estudar no exterior. Após residir e estudar em Nova Iorque (USA), pude aprender e incorporar experiências únicas das quais pude utilizá-las ao trabalhar em multinacionais do setor de petróleo e gás e em todas as demais funções que exerci no Brasil. Viver no exterior amplia significativamente as nossas concepções de organização, instituições, governo, serviços públicos e principalmente no agir como profissional, conhecer novos formatos nos leva a uma enorme ruptura e choque de realidade. 

Em 2004, pude participar do projeto chamado “Desenvolvimento de Núcleos Setoriais”, de autoria do Sebrae em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Este projeto desenvolveu ações coletivas com pequenos negócios, reunidos em arranjos produtivos locais chamados de núcleos setoriais dos quais tive o prazer de coordenar pequenas e médias empresas no intuito de cooperar com suas demandas trabalhando a filosofia cooperativista, organizando as empresas, reduzindo custos e aumentando a produtividade e lucratividade.

Entre 2005 a 2009, o setor de Petróleo & Gás expandiu na região sul do Estado do Espírito Santo e tive mais uma oportunidade. Na função de Tradutor, atuei em diversos projetos das multinacionais Socotherm Pipeline Coating Contractors, Shell, BP, Exxon Mobil, Tenaris Confab e Applus RTD, trabalhei a bordo de navios de produção e lançamento de dutos. 

Após as experiências no setor de Petróleo & Gás, em meados de 2009 iniciei as atividades na Segurança Pública.

Não há como não descrever em meia página o que é ser Policial no Estado do Rio de Janeiro.

Assim que concluí o Curso de Formação de Soldados na capital carioca, integramos o Projeto das Unidades de Polícia Pacificadora - UPP, um importante projeto que surgia naquele momento objetivado no policiamento de proximidade com as comunidades. Imagina o que é acessar e ocupar espaços dominados pelo tráfico de drogas?

Tensões, confrontos e dificuldades extremas se tornaram experiências cotidianas, mas foi a maior experiência da minha vida, ser Policial no Estado do Rio me fortalece como homem e profissional de Segurança Pública todos os dias. Após muitos desafios e experiências nos mais diversos serviços de policiamento, fui convidado a compor a equipe que integra a Região Integrada de Segurança Pública - RISP, que realiza o serviço de monitoramento, análise criminal, e supervisão em integração com a Polícia Civil na região norte e noroeste fluminense.

Após alguns anos de atividade policial e de serviço público, identifiquei maior atração pela gestão pública e não apenas na execução do serviço policial militar, me tornei um apaixonado pelo estudo das políticas públicas. Estudei quatro anos de Serviço Social na Universidade Federal Fluminense no campus de Campos dos Goytacazes, referência em Ciências Humanas e Sociais. No decorrer do curso decidi aprofundar nos estudos de gestão pública.

Nos últimos anos acumulei funções das quais tive enorme prazer em exercer, a função de Policial no Estado mais conflituoso do país, presidir voluntariamente sem qualquer vínculo, o Partido Social Democrata Cristão, presidir um Partido Político é desafiador. Compreender os bastidores, aprender a ter cautela e reflexões nas tomadas de decisões, reunir e lidar com a construção de equipes na desenvoltura de um projeto político são experiências interessantes.

Por último, não posso deixar de compartilhar a satisfação que tenho tido ao escrever textos com reflexões políticas. Em 24 de maio de 2019, adquiri conforme a Lei n° 972, de 17 de outubro de 1969 e Decreto n° 83.284 de 13 de março de 1979, o registro de Jornalista sob o número 0040260/RJ, conforme processo n° 46228.000998/2019-05. Vale ressaltar que apesar de não concordar com tal flexibilização, a busca pelo registro se fez necessária para fins de segurança jurídica e garantia do sigilo da fonte. Tenho imenso respeito pelos demais profissionais de Jornalismo, não compactuo da opinião de que a exigência do diploma de jornalista fere a liberdade de imprensa e contraria o direito à livre manifestação do pensamento inscrita no artigo 13 da Convenção Americana dos Direitos Humanos. 

Participações nos seguintes projetos:

Sebrae-ES. Coordenação do projeto Desenvolvimento de Núcleos Setoriais em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas do Município de Guarapari.

Shell. Realizadas atividades de tradução, interpretação e coordenação de produção na base de produção da Subsea 7 em Ubu, Anchieta ES no projeto BC-10.

PETROBRÁS. Foram realizadas diversas atividades na base de produção da Subsea 7 em Ubu, Anchieta ES. Contratado pela Subsea7, executou atividades de tradução e interpretação interfaceando a base de produção as embarcações de lançamentos de dutos nos projetos Camarupim, Roncador e Peregrino.

GLOBAL INDUSTRIES, LTDA. Abordo do Iroquois (embarcação de construção e lançamento de dutos), contratado pela Applus RTD, foram executadas tarefas de inspeção de Soldagem através da tecnologia de Ultra Som para o Projeto Camarupim da Petrobrás. 

PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA CRISTÃO. Com o propósito de reforçar o cumprimento das garantias aos direitos fundamentais proposto pela lei dos partidos políticos.

PROJETO UNIDADE DE POLÍCIA PACIFICADORA. Atendendo a demanda do Policiamento de proximidade que ocupa espaços não ocupados pelo Estado, atuei diretamente nas comunidades do Fallet, Coroa e Fogueteiro na capital do Rio de Janeiro.