O perfil de turista que Guarapari não precisa

Além das fragilidades de planejamento municipal, visitantes que não trazem investimentos, mas sim uma cultura que não desejamos, reduzem drasticamente a qualidade do nosso turismo.

“GuaraPARIS”, assim ficou conhecida a cidade de Guarapari após declarações do ex-prefeito Orly Gomes, ao dizer em uma entrevista que turistas catavam latinhas, traziam botijões de gás, traziam compras de outras cidades e pouco ajudava o turismo da cidade.

Devido a sua falta de “traquejo político”, pois o mesmo não era um político preparado, mas um empresário de respeito que se tornou prefeito, Orly pecou nos aspectos da comunicação política, caiu nos braços das críticas, mas não disse nada que não deve ser coibido.

Todo o turista é muito bem vindo a nossa querida Guarapari, a cidade tem carinho e agradece a todos os visitantes que contribuem para o nosso desenvolvimento, mas pessoas que passam pela cidade e não respeitam as regras, esses não estão contribuindo com o progresso do turismo e se engana quem pensa que esses ajudam.  

Uma cidade exuberante

Conhecer Guarapari é se apaixonar pela cidade. Há dois dias, enquanto caminhava pela Praia da Areia Vermelha, no Morro da Pescaria, ouvi uma turista do Estado do Rio de Janeiro dizer: “Guarapari é uma cidade misteriosa”.

Isso porque para quem não conhece as diversas praias que temos, e vivencia apenas as belezas das principais, não aproveita o que temos de mais especial, praias com muito charme e de encantos escondidos, cenários excêntricos, para lá de exuberantes.

Verão 2023 – A desordem se repete

As praias do Morro, Setiba e Bacutia são as escolhas preferidas dos turistas, em contrapartida, devido a essas preferências, as praias ficam superlotadas, as estruturas, quando possui, sem condições de atender a todos e para piorar, o visitante que não tem qualquer responsabilidade, respeito e cultura, destrói o que temos de mais belo a oferecer.

Caixas de Som empobreceram o verão de 2023

Visitantes caminham com caixas de som tranquilamente pela Praia do Morro.

Antes das caixas de som, é preciso ressaltar que o ser, e não vou aqui chamá-lo de humano, é o responsável por distorcer o som das ondas e das brisas que abrilhantam o visual das nossas praias. Esses ineptos, têm atrapalhado o nosso turismo e a Prefeitura e demais órgãos que devem coibir tudo aquilo que é PROIBIDO POR LEI, não dão conta, alguns inclusive fingem não observar ou não tem mesmo a orientação de que devem coibir o que é proibido, independente da presença da Prefeitura.

Falta Planejamento

Qual a dificuldade da administração municipal produzir informativos com as principais proibições e entregar nas praças de pedágios que cercam a cidade, distribuir nos hotéis, pousadas, casas de locação e até mesmo nas areias, para os frequentadores das praias?

Qual a dificuldade da Prefeitura Municipal, em parceria com supermercados, casas noturnas, bares e restaurantes, veicular através de imagens em televisores, pois a maioria desses comércios possuem televisores com informativos próprios, as informações que precisamos passar aos turistas?

Qual a dificuldade de colocar placas com as principais informações nos acessos das praias?

Qual a dificuldade de Guarapari pensar com antecedência e se preparar para prover estadias de prazer e tranquilidade aos nossos frequentadores?

Será que em todos os verões, na última hora, após o caos instalado é que a Prefeitura vai colocar veículos de som para informar, depois da bagunça já instalada?

O comércio perde, a cidade perde, todos perdem com essa troca desmerecida em que o visitante ruim substitui o bom, pois qualquer pessoa que tenha educação e cultura não aceita permanecer junto aos desordeiros.

6 thoughts on “O perfil de turista que Guarapari não precisa

  1. Estão interessado em atrair turistas “de alto padrão”, como famílias e turistas de negócios, e não estava interessado em,
    “mochileiros que só querem pagar R$:50 num quarto, deitar na praia o dia inteiro e andar por aí de short e mochila.
    A grande questão para mim não é quem cada um quer receber no seu próprio hotel ou no seu país. Quer cobrar centenas de Reais? Que seja. Mas não me venha confundir turistas-que-podem-pagar com turistas conscientes.

  2. A grande maioria dos ‘turistas” que frequenta Guarapari, parece que saiu de um covil, são mal educados, são vândalos, sujam a cidade inteira e destroem tudo que está pela frente
    Recentemente eu conheci uma pessoa que é do estado de Minas mas que mora em Guarapari há 26 anos, essa pessoa disse que perdeu o orgulho de ser Mineiro depois de ter vindo morar em Guarapari, justamente por causa da mineirada imunda que frequenta a cidade
    Eu acho que o ex-prefeito tem razão em dizer que essa gente que vem para Guarapari não acrescenta nada, na verdade deixa um rastro de destruição e prejuízo por toda parte
    Vêm literalmente cagar e emporcalhar a cidade

  3. Isso mesmo grandes pessoas Maravilhosas vem a essa cidades e mineiros trazendo sua cultura e ajuda a nossa cidade parabéns

  4. CARNAVAL 2009: ÚLTIMA VEZ QUE FUI AO GUARAPA EM TEMPORADA. UMA “ZONA” SÓ. ALTA TEMPORADA EM GUARAPARI NUNCA MAIS!!!!!

  5. Morei em Guarapari por 6 anos, de 1994 a 2000, triste ver que passados 22 anos da minha saída da cidade as queixas continuam as mesmas.

  6. Colocar fiscais de postura nas ruas, se não tiver aumente o quadro, junto com a PM porque vai haver muita resistência, tem muitos turistas que acham que a cidade depende deles para sobreviver, eu moro em Niterói mais já estou quase indo morar aí tenho um AP. Praia do morro mais só faço compras na cidade e como nos restaurantes da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *