Quem sou

Olá! Sou Anderson Arpini, 35 anos, natural de Guarapari, servidor público, atuo na Segurança Pública desde 2009 após aprovação no concurso público para a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Em 2011 após aprovação no concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, optei por integrar as fileiras da corporação fluminense. Na atividade policial, as especializações são frequentes, realizei cursos de Ocorrências envolvendo Bombas e Explosivos, Tráfico de Seres Humanos, Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Fiscalização Interestadual de Transportes de Passageiro, entre outros.

​Entre 1996 e 2002, fui agraciado com a oportunidade de estudar no exterior. Após residir e estudar em Nova Iorque (USA), pude aprender e incorporar experiências únicas das quais pude utilizá-las ao trabalhar em multinacionais do setor de petróleo e gás e em todas as demais funções que exerci no Brasil. Viver no exterior amplia significativamente as nossas concepções de organização, instituições, governo, serviços públicos e principalmente no agir como profissional, conhecer novos formatos nos leva a uma enorme ruptura e choque de realidade. 

Em 2004, pude participar do projeto chamado “Desenvolvimento de Núcleos Setoriais”, de autoria do Sebrae em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Este projeto desenvolveu ações coletivas com pequenos negócios, reunidos em arranjos produtivos locais chamados de núcleos setoriais dos quais tive o prazer de coordenar pequenas e médias empresas no intuito de cooperar com suas demandas trabalhando a filosofia cooperativista, organizando as empresas, reduzindo custos e aumentando a produtividade e lucratividade.

Entre 2005 a 2009, o setor de Petróleo & Gás expandiu na região sul do Estado do Espírito Santo e tive mais uma oportunidade. Na função de Tradutor, atuei em diversos projetos das multinacionais Socotherm Pipeline Coating Contractors, Shell, BP, Exxon Mobil, Tenaris Confab e Applus RTD, trabalhei a bordo de navios de produção e lançamento de dutos. Após as experiências no setor de Petróleo & Gás, em meados de 2009 iniciei as atividades na Segurança Pública.

Não há como não descrever em meia página o que é ser Policial no Estado do Rio de Janeiro.

Assim que concluí o Curso de Formação de Soldados na capital carioca, integramos o Projeto das Unidades de Polícia Pacificadora – UPP, um importante projeto que surgia naquele momento objetivado no policiamento de proximidade com as comunidades. Imagina o que é acessar e ocupar espaços dominados pelo tráfico de drogas?

Tensões, confrontos e dificuldades extremas se tornaram experiências cotidianas, mas foi a maior experiência da minha vida, ser Policial no Estado do Rio me fortalece como homem e profissional de Segurança Pública todos os dias. Após muitos desafios e experiências nos mais diversos serviços de policiamento, me foi oportunizado compor a equipe que integra a Região Integrada de Segurança Pública – RISP, que realiza o serviço de monitoramento, análise criminal, e supervisão em integração com a Polícia Civil na região norte e noroeste fluminense, uma experiência ímpar.

Após alguns anos de atividade policial e de serviço público, identifiquei maior atração pela gestão pública e não apenas na execução do serviço policial militar, me tornei um apaixonado pelo estudo das políticas públicas. Estudei quatro anos de Serviço Social na Universidade Federal Fluminense no campus de Campos dos Goytacazes, referência em Ciências Humanas e Sociais. No decorrer do curso decidi aprofundar nos estudos de gestão pública.

Nos últimos anos acumulei funções das quais tive enorme prazer em exercer, a função de Policial no Estado mais conflituoso do país, contribuir para a gestão voluntaria sem qualquer vínculo, a Democracia Cristã, tarefa desafiadora. Compreender os bastidores, aprender a ter cautela e reflexões nas tomadas de decisões, reunir e lidar com a construção de equipes na desenvoltura de um projeto político são experiências interessantes.

Por último, não posso deixar de compartilhar a satisfação que tenho tido ao escrever voluntariamente, textos com reflexões políticas. Em 24 de maio de 2019, adquiri conforme a Lei n° 972, de 17 de outubro de 1969 e Decreto n° 83.284 de 13 de março de 1979, o registro de Jornalista sob o número 0040260/RJ, conforme processo n° 46228.000998/2019-05. Tenho imenso respeito pelos profissionais de Jornalismo, mas acredito que a sociedade tem clamado a cada dia por veículos independentes.